Brujulas1.jpg

CHAMADA DE TRABALHOS - Prazo estendido

Viagens e Encontros:
Do Período Medieval até a Era da Informação

Nos últimos anos, as tecnologias digitais possibilitaram aos viajantes compartilhar instantaneamente suas histórias com o mundo através de vários meios de comunicação. Apesar de que as histórias de viagens mudaram bastante desde os livros de viagens medievais até os vlogs de viagens atuais, as viagens continuam a exercer um papel na formação de culturas, línguas, espaços e subjetividades individuais e coletivas.

A edição de 2016 de Lucero visa repensar criticamente os impactos de viagens e encontros, não somente nos sistemas políticos e econômicos, mas também nas esferas culturais, ecológicas, históricas e tecnológicas. Estamos interessados em explorar novas perspectivas relacionadas à viagens e relatos de viagens, sejam elas jornadas locais ou globais de qualquer tipo.

Alguns dos possíveis sub-tópicos são:

●  Literatura de viagens

●  Relatos de viagens

●  Turismo

●  Gênero, mulheres, LGBTQIA e viagens

●  Minorias étnicas e viagens

●  Exílio, migração e diásporas

●  Mobilidade e conflito

●  Viagens de conquista e viagens de libertação

● Expedições científicas

● Poéticas do deslocamento

● Espaços liminares e travessia de fronteiras

● Nomadismo e errância

● Comerciantes, piratas, traficantes

● Viagens virtuais, cibernéticas e através de novos meios de comunicação

● Viagens espirituais, religiosas, peregrinagens, missões e cruzadas

 

Prazo para submissão de trabalhos: 15 de maio de 2016.

 

Lucero aceita artigos acadêmicos inéditos, resenhas de livros e traduções em inglês, português e espanhol. Também são aceitas produções criativas de ficção, poesia, artes visuais, fotografia, música, gêneros novos e híbridos.

LUCERO é uma publicação eletrônica anual dos alunos de pós-graduação do Departamento de Letras em Espanhol e Português da Universidade da Califórnia, Berkeley, que inclui artigos acadêmicos, entrevistas e resenhas de livros, além de produções criativas. Esta revista visa reconsiderar noções tradicionais dos estudos hispânicos, lusófonos, latino-americanos e peninsulares, encorajando pesquisas comparativas e interdisciplinares com ênfase em estudos literários e culturais.

Normas para submissão e políticas editoriais:

Todos os artigos e produções criativas devem ser inéditos e originais.

O autor deverá enviar documentos eletrônicos por e-mail ao conselho editorial através do endereço uclucero@berkeley.edu.

Os artigos para publicação devem ser enviados como arquivo anexo e não devem conter nomes ou outras formas de identificação do autor.

Também deverá ser enviada uma folha de rosto em separado contendo: título do trabalho, nome do autor, filiação institucional (se relevante) e endereço de e-mail.

Os artigos críticos devem vir acompanhados de um resumo de até 200 palavras e de palavras-chave.

Os mesmos devem seguir as normas de formatação e referências da MLA e ter no máximo 25 páginas.

LUCERO utiliza o sistema de revisão por pares duplo-cego (double blind peer review), o que garante o anonimato de consultores e autores.

 

Conselho Editorial 2015-16:

Mônica Gimenes Hernández, Azucena Hernández-Ramírez, María Ochoa-Villiacaña